Etiqueta de Produto

O que é Etiqueta de Produto?

Uma etiqueta de produto é uma etiqueta que contém informações sobre um produto, como nome, marca, preço, composição, validade, origem, código de barras, entre outras.

 A etiqueta de produto também pode ser usada como um canal de comunicação com o consumidor, transmitindo a imagem e os valores da marca, gerando engajamento e fidelização.


Para que serve a etiqueta de produto?

A etiqueta de produto serve para identificar, classificar, informar e valorizar o produto, além de cumprir as normas legais e facilitar a gestão e o controle dos produtos. A etiqueta de produto pode ser feita de diferentes materiais, formatos e tamanhos, dependendo do tipo de produto e do objetivo da etiqueta.


Quais as informações obrigatórias em uma etiqueta de produto?

As informações obrigatórias em uma etiqueta de produto podem variar de acordo com o tipo de produto, o setor e a legislação vigente. No entanto, de forma geral, as etiquetas de produto devem conter os seguintes dados:

Nome do produto: é a denominação do produto, que deve ser clara, precisa e informativa, sem induzir o consumidor ao erro ou à confusão.
Marca do fabricante: é o nome ou o símbolo que identifica o fabricante, o produtor, o distribuidor ou o importador do produto, que deve ser registrado no órgão competente.
Preço: é o valor cobrado pelo produto, que deve ser expresso em moeda nacional, com os impostos inclusos, e de forma visível e legível.
Composição: é a lista dos ingredientes ou componentes que fazem parte do produto, que deve ser ordenada de forma decrescente, conforme a quantidade ou a proporção de cada um.
Validade: é a data até a qual o produto mantém as suas características de qualidade e segurança, desde que armazenado nas condições indicadas pelo fabricante. A validade pode ser expressa de diferentes formas, dependendo do prazo de validade do produto, como data de validade, consumir até, consumir preferencialmente antes de, entre outras.
Origem: é o país ou a região onde o produto foi fabricado, produzido ou embalado, que deve ser informado de forma clara e precisa.
Código de barras: é uma representação gráfica de números ou caracteres, que pode ser lida por um leitor óptico. O código de barras contém informações sobre o produto, como o código do país, o código do fabricante, o código do produto e o dígito verificador. Veja os modelos na página ETIQUETA CÓDIGO DE BARRAS.
Outros dados relevantes: são as informações que podem variar de acordo com o tipo de produto ou o setor, como tabela nutricional, instruções de uso, restrições de uso, advertências, selos de qualidade, entre outros.

Essas são as informações básicas que devem constar em uma etiqueta de produto, de acordo com as normas da ANVISA e do Código de Defesa do Consumidor


Quais as regras para uso da Etiqueta de Produto?

As regras para etiquetagem de alimentos no Brasil são estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a legislação sanitária. As regras têm como objetivo garantir a qualidade e a segurança dos alimentos, bem como informar e orientar os consumidores sobre as características e propriedades dos produtos. As principais regras para etiquetagem de alimentos no Brasil são as seguintes:

Essas são as principais regras para etiquetagem de alimentos no Brasil, de acordo com as normas da Anvisa.


Onde comprar Etiquetas de Produtos?

Produzimos etiquetas de produtos personalizadas, que podem ter todos os dados que o cliente precisa.

As etiquetas padronizadas da Labelgrafi são fabricadas de BOPP, que não rasga e é impermeável, evitando problema quando o produto sofre calor, congelamento ou contato com líquidos. São etiquetas especiais com cola extra forte e impressão resistente.

Podem ser totalmente personalizadas com os dados técnicos do seu produto e com nome ou logomarca da sua empresa.