Etiquetas com Código de Barras

O que são as etiquetas código de barras?

Conhecendo o código mais popular

Etiqueta de código de barras é o popularmente conhecida como a etiqueta de produto e elas estão presentes em todos os itens dos supermercados.

Estas etiquetas com códigos de barras possuem as informações do fabricante do produto no qual ela está colada ou impressa. Geralmente são adicionadas na origem do produto porém também podem ser coladas em varejos médios e pequenos quando recebem itens sem rótulos.

Outra etiqueta semelhante é chamada de “etiqueta de caixa”, que geralmente refere-se à etiqueta logística, com informações necessárias para o produto chegar até o mercado.

Contém informações 

Normalmente as etiquetas para produto são pequenas e trazem apenas poucos elementos que são na maioria dos casos somente o código de barras, porém tem empresas que adicionam também o nome do produto ou fabricante. Algumas empresas preferem colocar várias outras informações como o preço, data de validade, e outros dados. No caso de produtos alimentícios podem ainda trazer informações como lote da fabricação, peso e até incluir também a tabela nutricional.

eiquetas codigo de barras

Confecção das etiquetas com Código 

Produção nível profissional

No mercado existem dúvidas com relação ao funcionamento e aos materiais necessários para a produção de uma boa etiqueta para código de barras. Neste contexto, é importante destacar que escolher qual material,o layout e o tipo de código da etiqueta são os aspectos com o qual o cliente deve se preocupar.

Já o processo de produção, como corte e impressão, para deixa-la pronta para ser afixada sobre os produtos devem ser feitos por uma empresa especializada na produção de etiqueta para código de barras.

Quais as funções da Etiqueta com Código de Barras?

Várias utilidades

A etiqueta que possui um código de barras é uma etiqueta que se torna uma ótima ferramenta na qual tem diversas funções em um negócio. Ela pode aperfeiçoar o gerenciamento e o controle de estoque.

A etiqueta com código de barras, é principalmente empregada para rastrear ativos e o estoque nas empresas e em toda a sua cadeia de suprimentos.

etiqueta barcode

Código de Barras EAN

Primeiro temos que entender o que EAN significa European Article Number. Traduzindo para o português significa Número de Artigo Europeu. Este código, como os demais códigos de barras, é formado por uma série de barras verticais escaneáveis que geram uma sequência numérica.

Muito usado para a identificação dos produtos nos pontos de venda, o código de barras EAN serve para o controle das vendas. Ele tem a função de ajudar a armazenar as informações do produto de forma única e exclusiva, fato este que permite gerenciar cada unidade ou lote.

Este código deve ser desenvolvido por empresa especializada na criação do mesmo. Nós da Labelgrafi não fazemos este serviço e sim só a impressão das etiquetas. O cliente tem que fornecer o código que já foi criado para que possamos fazer as etiquetas impressas.

Os melhores código de barras para etiquetas

Código 1D e 2D?

O código de barras é um código do tipo 1D que contém alguma informação numérica ou alfanumérica. No caso de código QR é conhecido como código 2D. Mais informações na página das etiquetas QR.

Para controle padrão simples de determinados produtos ou serviços utiliza-se normalmente a numeração sequencial.

Esta numeração pode ter quantos dígitos precisar, ficando atento para que o código gerado caiba na etiqueta escolhida.

Os códigos de barras utilizados são:

  • Código de barras 128 code: suporta todos os caracteres inclusive os ASCII. Como tal, é mais conciso e eficiente em termos de espaço e menos sujeito a problemas quando digitalizado. No entanto, ele usa quatro larguras diferentes, portanto, requer uma impressão de boa qualidade para perfeita leitura.

  • Código de barras 39 code: é sistema de simbologia industrial mais comum. Este código usa caracteres alfanuméricos e os sete caracteres especiais, embora as letras só possam ser maiúsculas.

Se precisar de outro código favor consultar a disponibilidade por temos mais de 40 códigos para a escolha do cliente.

Tamanhos de etiquetas código de barras

Os 7 mais utilizados

No mercado em geral, as etiquetas código de barras são muito utilizadas, pois estão praticamente em todos os produtos. Os tamanhos das etiquetas devem respeitar a quantidade de dígitos que são necessários. Não se pode fazer um código com 10 dígitos em uma etiqueta pequena de 20x10 mm pois o leitor não vai conseguir ler devido ao tamanho minusculo que ficará o código. Então segue a lista com tamanho e a sugestão de quantidade máxima de números que pode variar um pouco dependendo do tipo de impressão:

  1. 20x10 mm - 4 dígitos

  2. 25x10mm - 6 dígitos

  3. 30x10mm - 8 dígitos

  4. 30x15mm - 8 dígitos

  5. 40x10mm - 10 dígitos

  6. 40x15mm -10 dígitos

  7. 50x20mm - 15 dígitos

adesivos código de barras.jpg

Quais os materiais para impressão?

Poliéster, Bopp ou Papel Couché

Os materiais para a impressão de código de barras mais resistentes são as de poliéster e Bopp. Temos disponíveis as opções de prata cromo fosco ou branco perolado.

São resistentes a calor intenso, congelamento e rasgos. Podem ser impressas em preto porém o poliéster prata cromo fosco pode ser impressa colorida sem limite de cores.

A opção de menor custo são as produzidas em papel couché porém tem menor resistência que as demais.

Lacres com código de barras

As etiquetas com código de barras, assim como as etiquetas QR e as patrimoniais, podem ser produzidas com material com sistema de lacre.

Uma ótima opção, para quem também precisa de sistema de segurança contra a violação dos seus produtos.

Temos várias opções disponíveis de lacres,que podem ser escolhidas nas páginas lacre void, lacre destrutível e lacre casca de ovo.

lacre código de barras.jpg